A vida é construída 

nos sonhos e concretizada no amor.

Chico Xavier



 
 








 


 
 








 



 
 








 


Deus nos concede, a cada dia,

uma página de vida nova no livro do tempo.

Aquilo que colocarmos nela,

corre por nossa conta.

Chico Xavier


Procure descobrir o seu caminho na vida.
Ninguém é responsável por nosso destino, a não ser nós mesmos.

Chico Xavier



 
 








 

HISTÓRICO DO GEAE

Nossa História

O GEAE, Grupo Espírita Aprendizes do Evangelho, foi fundado em 1996 e constituído juridicamente em 12 de julho de 2000, objetivando a educação pela evangelização, em sintonia com o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, com a Filosofia Espiritualista e com a Espiritualidade Benfeitora, para as pessoas que buscam esclarecimento, orientação e amparo para seus problemas materiais, social-afetivos, ético-morais e espirituais, buscando atendê-las, suprindo as suas carências e facultando-lhes condições para elevação dos indivíduos a condição de dignidade humana e social, através de objetivos especificados em seu Estatuto Social.

Quando ocorreu a Ação de Cidadania, promovida pelo Governo do Estado do Espírito Santo, o Sr. Roberto Ailton Esteves de Oliveira participou como Coordenador do Movimento de Cidadania dos Empregados da Caixa Econômica Federal, foi convidado pela Sra. Maria da Conceição Gonçalves e Sra. Maria Clara da Silva, ambas produtoras sociais, com importantes atividades de promoção da cidadania, ou da dignidade da pessoa humana na Região 5 de Vila Velha, Região da Grande Terra Vermelha e adjacências a viabilizar o fornecimento de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social, em grande número nessa Região 5.

2db3860b-f132-4bc3-98a6-c97c51d3adb4.jpeg
16ad15e2-d826-435a-bffc-6776cea152b7.jpeg

O Sr. Roberto Ailton Esteves de Oliveira  participante do Movimento Espírita do Estado do Espírito Santo, propôs tentar viabilizar uma ação continuada de fornecimento de gêneros alimentícios, com a colaboração do Movimento Espírita, para o que, propôs a realização de reuniões semanais, com um breve estudo de O Evangelho Segundo o Espiritismo e a preparação de uma sopa para os participantes.

Foi oferecido um espaço em um Terreiro de Candomblé, do Pai de Santo, o Sr. Obá Ranger, que disse não haver problemas em estudarem o espiritismo nesse espaço.

Foi convidado então pelo Sr. Roberto Ailton Esteves de Oliveira alguns trabalhadores do Grupo de Fraternidade Espírita Irmã Clotildes, situado no Centro de Vitória, do qual, o mesmo também participava, o que foi aceito por algumas pessoas.

Assim começou o que viria, mais tarde, a constituir-se como o Grupo Espírita Aprendizes do Evangelho, quando foi recebido uma doação de um terreno pela Dona Maria da Conceição Gonçalves e o seu esposo, Sr. Sergio Satler.

Com a colaboração de novos voluntários, tanto de trabalhadores voluntários, como de colaboradores financeiros, iniciou-se a construção de um imóvel, mais tarde foi adquirido mais um terreno, também, da Dona Maria da Conceição e do Sr. Sergio, para ampliação das instalações, em que hoje funciona alguns projetos sociais, educacionais, com unidades de Economia Solidária ainda em desenvolvimento, com foco na promoção da dignidade da pessoa humana, em suas dimensões, física, mental, espiritual, moral e social.

O GEAE está inserido na Região da Grande Terra Vermelha, atualmente composta por quinze bairros, sendo eles o Residencial Jabaeté, Terra Vermelha, Barramares, João Goulart, Morada da Barra, Ulisses Guimarães, São Conrado, Riviera da Barra, Normilia da Cunha, Cidade da Barra, Vinte e Três de Maio, Pontal da Barra, Mangal, Lagoa do Jabaeté e Retiro do Congo, localizada à cerca de 20 km do Centro do município de Vila Velha, que começa a se constituir em meados da década de 1970, com o surgimento de loteamentos, muitos clandestinos, e invasões, inclusive de áreas de proteção ambiental.

39b0abfb-a775-4488-a647-9e38ac66c886.jpeg

Trata-se de uma região oriunda de ocupação não planejada, com precárias condições de moradia e enorme concentração de famílias que vivem abaixo da linha de pobreza.

Além disso, registra-se na região um elevado índice de violência.

Consequentemente aliado ao crescente desemprego e uso de drogas, principalmente entre adolescentes e jovens, gera um local de grandes dificuldades.


 
 








 

Nas famílias a maioria está desempregada, vivendo de trabalhos esporádicos, sub empregos, Bolsa Família, e crianças com grande defasagem escolar, outras em idade escolar e fora da escola de ensino regular.

Em cerca de 50% das famílias há membros em condições precárias de saúde sem acompanhamento médico. Essas famílias moram em casa pobres sem infraestrutura.


 
 








 

Telefone

(27) 99971-4129

E-mail

contato@geae-es.org.br

Endereço

Avenida Muriaé, 34, Barramares
Vila Velha, ES, CEP 29124-395